Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, Sudeste, Brazil

Sou dona risada! adoro bike e apesar de mil caidas, ainda não desisti! Quero ficar bem velhinha, andando de bike, nem que seja de cestinha na frente. Adoro ficção e apesar disso tudo,sou formada em jornalismo. Tenho uma confecção de roupas para ciclistas e adoro fazer isso também.

26 janeiro 2008

VELOTOUR - AVENTURA, DESAFIO, DIVERSÃO


VELOTOUR - AVENTURA, DESAFIO, DIVERSÃO

O cicloturismo geralmente é uma atividade praticada em grupos pequenos ou até mesmo em solitário. Pode até ser, mas por que não fazer cicloturismo num grande grupo, como acontece nas competições, por exemplo?

Para isto está sendo laçado no Brasil, uma nova modalidade de cicloturismo chamado de VELOTOUR. Na essência, o Velotour é um grande passeio onde as pessoas pedalam de forma autônoma e independente, mas todos saindo do mesmo local e na mesma data. O Velotour não tem caráter competitivo, ao contrário, visa estimular o companheirismo e a interação com os outros participantes e com o local. O percurso pode ser de um dia ou de vários dias.

Para o Clube de Cicloturismo, organização não governamental que está lançando esta idéia, o importante é criar uma oportunidade da comunidade cicloturística se encontrar e pedalar junta, além é claro de permitir que muita gente que já pedala se inicie nas viagens de bicicleta. Na verdade, o Velotour é uma grande celebração da bicicleta, tanto como meio de transporte, forma saudável de lazer e como ferramenta de interação com o meio e com as outras pessoas.

A participação no evento é gratuita e cada participante é independente, isto é, carrega seus próprios pertences e tudo o que for precisar durante a viagem. Os participantes levam suas ferramentas, seu alimento e água, pois não há carro de apoio. A idéia é realmente fazer uma viagem autônoma.

A estrutura é bastante simples. Os participantes recebem uma planilha do percurso e uma credencial do Velotour para ser preenchida ao longo da pedalada. Não há guias ou monitores. Mas no decorrer do percurso de cada dia, existem cerca de dois ou três pontos de controle (PCs), onde a credencial é carimbada por um membro da equipe Velotour com os carimbos específicos (que pertencem ao Clube de Cicloturismo). Ao final do evento se o participante tiver passado por todos os PCs ele recebe um certificado de que completou o percurso (que é um carimbo especial de conclusão e a assinatura de um oficial do evento).

Os participantes não necessariamente vão formar um grupo, já que cada um pode ir no seu próprio ritmo. No Velotour não há um carro de apoio para acompanhar e carregar bagagens. Porém, existe um carro de resgate que passa uma ou duas vezes por dia, conforme o percurso, para recolher ciclistas que por motivo de problema mecânico, esgotamento físico ou outro problema qualquer, não possam completar o trajeto.

Por ser um evento não competitivo aberto e gratuito, espera-se uma grande adesão de ciclistas amadores e de famílias. Isto é, apesar de exigir um certo preparo físico, não é um evento restrito a atletas. Ao mesmo tempo em que é acessível, oferece também, uma boa dose de desafio e aventura para quem está em busca de atividades junto à natureza.

A idéia é que, em cada local, o Velotour aconteça todos os anos na mesma data para criar uma tradição. A proposta do Velotour será apresentada para várias regiões do país de modo a formar um calendário anual do evento.

VELOTOUR DE 2008

O primeiro Velotour do país vai acontecer no Circuito Vale Europeu (SC), durante o Carnaval de 2008. A região, pioneira por ter lançado o primeiro roteiro oficial de cicloturismo do país, terá o ineditismo da realização também do primeiro Velotour.

Este Velotour terá 03 dias de duração, do dia 03 a 05 de fevereiro, percorrendo o trecho do Circuito de Timbó até Rodeio, conhecido como parte baixa do circuito. Porém os cicloturistas que tiverem disponibilidade, poderão continuar junto ao grupo do Clube de Cicloturismo que irá finalizar toda a volta do circuito nos dias 06 a 09, percorrendo também a parte alta.

O dia que antecede o Velotour (sábado) será uma ótima oportunidade de integração dos participantes num evento de abertura que será realizado em Timbó.


Cronograma:

VELOTOUR:

02 SAB
Confraternização dos participantes em TIMBÓ

03 DOM
TIMBÓ – POMERODE

04 SEG
POMERODE – INDAIAL

05 TER
INDAIAL – RODEIO (ou CAMPO DO ZINCO)*

CONTINUAÇÃO:

06 QUA
CAMPO DO ZINCO – DR. PEDRINHO

07 QUI
DR. PEDRINHO – ALTO CEDRO

08 SEX
ALTO CEDRO – PALMEIRAS

09 SAB
PALMEIRAS – TIMBÓ

* Para quem vai fazer apenas os 3 dias do Velotour, de Rodeio retorna para o Timbó. O grupo que irá continuar no Circuito irá pernoitar na Faz. Campo do Zinco.

Para participar e para mais informações:
http://www.clubedecicloturismo.com.br/

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial