Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, Sudeste, Brazil

Sou dona risada! adoro bike e apesar de mil caidas, ainda não desisti! Quero ficar bem velhinha, andando de bike, nem que seja de cestinha na frente. Adoro ficção e apesar disso tudo,sou formada em jornalismo. Tenho uma confecção de roupas para ciclistas e adoro fazer isso também.

30 outubro 2006

DE BIKE POR STA CATARINA

Olá,

Seguem informações sobre o primeiro circuito turístico do Brasil desenvolvido especialmente para os amantes da bicicleta e do cicloturismo.
Caso se interesse pela pauta, podemos intermediar contato com os organizadores.
Um abraço,

Denise de Almeida / Núbia Boito
(11) 9753-7360 / (11) 8315-7159
Assessoria de Imprensa
Clube de Cicloturismo do Brasil

CIRCUITO VALE EUROPEU
SETE DIAS DE BICICLETA PELO INTERIOR DE SANTA CATARINA

Primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para o cicloturismo terá seu lançamento oficial durante o V Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura. São cerca de 300km passando por oito municípios, e o melhor, quase todo o trajeto por estradinhas de terra.

Para os amantes da bicicleta e que vivem procurando locais agradáveis onde possam pedalar tranqüilamente observando belíssimas paisagens, a prefeitura de Timbó (SC) e mais sete municípios vizinhos acabam de criar o primeiro roteiro do Brasil a ser totalmente planejado para o cicloturismo: o Circuito Vale Europeu, cujo trajeto foi planejado do ponto de vista de quem pedala.

Traçado de forma a fugir das estradas de asfalto e priorizando as estradinhas de terra mais bonitas e tranqüilas, o Circuito tem um total de 300km com início e término na cidade de Timbó, localizada a 30 km de Blumenau e Pomerode, e pode ser dividido em parte alta e parte baixa. A parte baixa acompanha o vale dos rios, indo de Timbó até Rodeio. E, a parte alta, sobe a serra em direção às represas, que ficam a cerca de 700m de altitude. Ambas com muita natureza e estradas de terra muito agradáveis, que permitem ao cicloturista contemplar a natureza.

As distâncias diárias ficam em média em 50km, o que favorece bastante o deslocamento de bicicleta. É possível pedalar todo o percurso e ainda fazer muitas paradas para descansar, apreciar o visual, conversar com pessoas e fotografar. Ao final de cada dia, chega-se sempre a um ponto de apoio, isto é, um local para comer e dormir, que pode ser numa cidade ou numa pousada.

A idéia é que o ciclista, antes de iniciar o percurso, receba um livreto-guia e uma credencial, a qual ele carimba conforme vai cumprindo o trajeto do Circuito do Vale Europeu, que passa por Timbó, Pomerode, Indaial, Rodeio, Dr. Pedrinho, Alto Cedro e Palmeiras até chegar em Timbó novamente.

A inauguração oficial do Circuito vai acontecer durante o V Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura, que acontece entre os dias 2 e 5 novembro, na cidade de Timbó. O evento vai reunir mais de uma centena de ciclistas de todas as regiões do Brasil, os quais, além de realizarem pequenos passeios diários de bicicleta, ainda participarão de palestras técnicas sobre como preparar a sua bicicleta ou o seu corpo para uma viagem, e muito bate-papo com cicloturistas experientes, que contam um pouco de suas viagens por países da Ásia e Europa.

A programação completa do V Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura, você encontra no site www.clubedecicloturismo.com.br

Quanto ao roteiro completo do Circuito Vale Europeu você também encontrará no site do Clube de Cicloturismo, porém, após o seu lançamento oficial no V Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura.

Informações para a imprensa:
Denise de Almeida / Núbia Boito
(11) 9753-7360 / (11) 8315-7159

A REGIÃO

A região onde passa o Circuito possui belíssimas paisagens e uma natureza bem preservada, com muitas áreas de Mata Atlântica ainda intocadas. Nas partes mais altas há também as imponentes araucárias, típicas do Sul do Brasil. A presença da água é um dos destaques deste roteiro, além de ser uma das áreas com maior concentração de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho.

Outro aspecto interessante do Circuito é a marca da cultura européia que se manifesta fortemente nos hábitos e tradições da população. A imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos como a arquitetura, a gastronomia, a música e os esportes.

Durante as pedaladas, o cicloturista poderá, por exemplo, observar a arquitetura Enxaimel, proveniente do sul da Alemanha, provar vinhos e queijos produzidos com a tradição italiana e entrar em contato com o modo de vida simples e tranqüilo das pessoas do campo.

A tradição do ciclismo é também um dos traços da cultura local. Diariamente, famílias inteiras utilizam a bicicleta como meio de transporte. Na cidade de Timbó, por exemplo, existe praticamente uma bicicleta para cada habitante. Por isso, o cicloturista é encarado com muita naturalidade e encontra uma ótima receptividade.

Além do Circuito a ser percorrido de bicicleta, a região possui diversas opções e infra-estrutura turística para a prática de outros esportes de aventura, como rafting, rapel e caminhadas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial